sexta-feira, 4 de abril de 2008

Ensinar é uma especificidade humana...


Ensinar exige rigor metódico; pesquisa; respeito pelos saberes dos educandos; criticidade; estética e ética; corporificação das palavras pelo exemplo; riscos; aceitação do novo e rejeição de qualquer forma de discriminação; reflexão crítica sobre a prática; reconhecimento e assunção da identidade cultural.

Ensinar exige consciência do inacabamento; reconhecimento de ser condicionado.

Ensinar é aprender ensinando...

Ensinar exige também respeito pela autonomia do ser do educando; bom senso; humildade, tolerância e luta pela defesa dos direitos dos educadores; apreensão da realidade; alegria e esperança; convicção de que a mudança é possível.

Enfim, ensinar não é tarefa fácil, porque ensinar exige muita curiosidade.

Essas reflexões feitas vêm sendo desdobramentos de um primeiro saber inicialmente apontado como saber à formação docente, numa perspectiva progressista.

Saber que ensinar, como ratifica nosso saudoso Paulo Freire que " ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

É preciso insistir; este saber ao professor - que ensinar não é transmitir conhecimento - não apenas precisa de ser apreendido por ele e pelos educandos nas suas razões de ser - ontológica, política, ética, epistemológica, pedagógica -, mas também de ser constantemente testemunhado, vivido.

O professor, no ato de ensinar, deve ser coerente quanto à atitude que toma e o texto que prega.Deve ser capaz de avaliar sua prática e de estar aberto aos novos conhecimentos e ás novas técnicas que a todo momento surgem.

O professor tem o poder nas mãos de deixar uma marca positiva na vida do aluno!

3 comentários:

Fabio Flowers disse...

Educar é se comprometer com o processo de aprendizagem do outro, e ver neste caminho possibilidades de auto-conhecimento.

Anônimo disse...

Gene...cadê a referência ao Paulo FReire???? Plágio???

Anônimo disse...

Gente...cadê a referência ao Paulo Freire???? Plágio???