sábado, 19 de abril de 2008

Filme: O ponto de Mutação - Vale a pena conferir!




Ciência e Política em Ponto de Mutação1
José Renato de Oliveira*



.A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros na vida.
Vinícius de Moraes

O encontro de três pessoas promove uma grande discussão em torno da vida, das condições físicas da Terra e da ecologia, das relações entre os homens de todo planeta e da mediação do conhecimento na sociedade. Uma física norueguesa, que desistiu de sua missão ao saber que esta poderia ser usada no projeto Guerra na Estrelas; um poeta que foge de Nova York, e da agitação da metrópole e do liberalismo selvagem ao entrar em crise e um político, candidato a presidência dos Estados Unidos, encontram-se no castelo de Mont Saint Michel, numa pequena ilha do litoral francês. Apenas esses elementos compõem o filme Ponto de Mutação, baseado no livro The Turning Point, do físico austríaco Fritjof Capra.
Por mais simples que possa parecer o filme, em termos cinematográficos, como a fotografia ou mesmo a mudança de cenários, que são raros, esses elementos pouco importam. Acima de tudo, os diálogos grandes e bem seqüenciados são a máxima do filme. Tão rico em conteúdos, não bastariam poucas palavras para comentá-lo, porém resta aqui discutir o tema principal que trata a película: a necessidade de uma nova visão de mundo, diante de uma crise de percepção por qual passaria a humanidade.
Para a cientista Sonia Hoffmann (Liv Ullmann), o pensamento de René Descartes, embora muito útil para a sociedade em que ele viveu, por se afastar do pensamento estritamente religioso medieval para explicar a natureza, muito atrapalha a sociedade atual. Descartes criou o pensamento mecanicista, tido como cartesiano, pelo seu nome em latim, cartesius. O pensamento cartesiano explicava a natureza como uma máquina que poderia ser desmontada para ser compreendida. Isaac Newton ainda teria contribuído no pensamento cartesiano quando formulou a três leis do movimento na física, que influenciou as artes, a política e toda a sociedade. Enxergar apenas as partes e não o todo, esse foi o erro que Descartes cometeu e que fez as nações tão interessadas apenas em suas próprias partes.
O homem é uma ilha? Pergunta o poeta, Thomas Harrimann (John Heard). Claro que não! O homem precisa estar ligado em algo, precisa se relacionar em sociedade para sobreviver. A cientista norueguesa mostra através da física que apesar de todos nós não percebermos somos interligados por partículas subatômicas. Trocamos energia o tempo todo. Em termos de micro para o macro não há nada no universo em que não haja interligações ou interconexões. Porém vivemos atualmente uma crise de percepção de todas as coisas, pois normalmente a humanidade só pensa em seus problemas isolados e não conseguem perceber que tudo faz parte de um todo: o universo.
Essas idéias são apenas suas? Pergunta o terceiro personagem, o político Jack Edwards (Sam Waterston), que apesar de ser bem sucedido acabara de perder as eleições para presidente dos EUA. Não, eu não sou louca. Responde a cientista completando alguns nomes de cientistas que também completam a teoria dos sistemas, como Prygogeno, Bateson e Maturama. A teoria dos sistemas tem a interdependência como um fato científico. Um sistema se mantém, se renova, se transcende sozinho. O sistema do universo é determinado por ele mesmo. A correlação de todos os elementos presentes no universo pode fazer com que ele se mantenha sozinho, sem intervenção alguma. .A essência da vida é a auto-organização., completa a cientista, concluindo o fato de que precisamos nos auto-organizar para saber utilizar todas as potencialidades do nosso sistema.
.Nossas casas estão cheias de peles mortas., repete o poeta a frase da cientista que soa como poesia. Ela, a frase, se refere a demonstração de que nosso próprio corpo se renova todos os dias e que boa parte da poeira que se varre numa casa é composta por células epiteliais mortas. Isso tudo acontece sem que percebamos. Precisamos mudar nossa visão de mundo.
.A dinâmica evolutiva básica não é a adaptação, é a criatividade.. Ao invés de acreditar num mundo onde todas as coisas são mecanicamente mutáveis, a cientista explica que há muito mais inteligência na natureza. Um campo de centeio que
cresce numa região em que chove todos os dias fica amarelo no verão, mas não deveriam. É como se lembrassem que surgiram no clima seco do sul da Ásia.
.Não evoluímos no planeta, mas com o planeta.. Uma frase excelente para ser usada nos discursos do político Jack diz muito mais do que se poderia imaginar. Os Estados Unidos são criticados por serem a nação mais rica do mundo, que utiliza 40% dos recursos mundiais com uma população que representa apenas 6% no mundo. Uma nação conhecida por ser a mais feliz e pacífica é a maior consumista de drogas do mundo e tem uma das maiores taxas de suicídio também. Como explicar essas contradições? É a idéia de evolução, ela não ocorrerá isoladamente no planeta, mas com todos os povos que também é parte do próprio planeta.
Por fim, o poema de Pablo Neruda representa uma metáfora sobre todo o dia em que os três personagens passaram juntos e sobre o que suas vidas representavam diante das idéias que se propuseram a pensar. O poema, algo também meio distante e às vezes incompreensível, também junta a teia de relações que é a humanidade. Diante das teorias frias e puras da cientista e das idéias práticas do político, a poesia recitada pelo poeta os faz calar e refletir sobre o que suas vidas têm feito nesse processo, sobre como eles têm contribuído com sua parte diante do todo. A razão do pensamento científico passa a fazer sentido no calor das palavras do poeta, ao aproximar-se da vida comum e rotineira das pessoas.
Todo o discurso do filme é uma realidade ainda hoje. As pessoas estão acostumadas com a modernidade, com o neo-liberalismo, com o conforto e mergulhadas nos seus sentimentos nacionalistas. Recebem tudo pronto em suas mentes e mal podem pensar que todas as coisas criadas pelo homem podem e devem ser moldadas. Até a natureza parece agir baseada na lógica. Precisamos pensar com maior relatividade a mediação do conhecimento diante de todas as .descobertas. que nos são impostas e modificam nosso modo de agir na sociedade, parte de uma nação, parte de um continente, interligado a um sistema maior, toda a humanidade.
O que uma lagosta tece lá embaixo com seus pés dourados? Respondo que o oceano sabe. Por quem a medusa espera em sua veste transparente? Está esperando pelo tempo, como tu. Quem as algas apertam em teus braços? Perguntas mais firme que uma hora e ummar certos? Eu sei perguntas sobre a presa branca do narval e eu respondo contando como o unicórnio do mar, arpado, morre. Perguntas sobre as plumas do rei-pescador que vibram nas puras primaveras dos mares do sul.Quero te contar que o oceano sabe isto: que a vida, em seus estojos de jóias, é infinita como a areia incontável, pura; e o tempo, entre uvas cor de sangue tornou a pedra lisa encheu a água-viva de luz, desfez o seu nó, soltou seus fios musicais de uma cornicópia feita de infinita madrepérola. Sou só uma rede vazia diante dos olhos humanos na escuridão e de dedos habituados à longitude do tímido globo de uma laranja. Caminho como tu, investigando as estrelas sem fim e em minha rede, durante a noite, acordo nu. Aúnica coisa capturada é um peixe dentro do vento. (Pablo Neruda)
Aula ministrada pela profª Ms Magda Luíza, no Curso de Pós- Graduação Práticas e Dinâmicas do Ensino Superior

Um comentário:

Anônimo disse...

[url=http://cpcheat.org/]Club Penguin Cheats[/url] gives you a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-money-maker/]Club Penguin Money Maker[/url] that allows you to gain a lot of coins in Club Penguin.
[url=http://cpcheat.org/]Club Penguin[/url] also provides you with [url=http://cpcheat.org/club-penguin-trackers/]Club Penguin Trackers[/url] such as a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-aunt-arctic-tracker/]Club Penguin Aunt Arctic Tracker[/url], a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-cadence-tracker/]Club Penguin Cadence Tracker[/url], a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-gary-tracker/]Club Penguin Gary Tracker[/url], a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-band-tracker/]Club Penguin Band Tracker[/url], a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-rockhopper-tracker/]Club Penguin Rockhopper Tracker[/url], and a [url=http://cpcheat.org/club-penguin-sensei-tracker/]Club Penguin Sensei Tracker[/url].
Finally,[url=http://cpcheat.org/]Club Penguin Codes[/url] gives you [url=http://cpcheat.org/club-penguin-bots/]Club Penguin Bots[/url] and [url=http://cpcheat.org/]Club Penguin Mission Cheats[/url] and [url=http://cpcheat.org/]Club Penguin Coin Cheats[/url]