quarta-feira, 16 de abril de 2008

"O político das políticas educacionais"Ramón Moncada


"As Políticas educacionais refletem o que pensamos e queremos da sociedade"

As Políticas educacionais refletem o que pensamos e queremos da sociedade.Elas têm a ver com o projeto cultural, o projeto político de nossa sociedade do nosso pais. Para essa sociedade que nós queremos temos então umas políticas educacionais concordantes. Este é o risco da influência de alguns organismos internacionais nas políticas educacionais nacionais e locais, por exemplo, o Banco mundial é uma organização privada e a sua política de educação passa a ser política pública nacional nos nossos paises.

As políticas educacionais e o longo prazo - A educação e a cultura tem a ver com as transformações sociais, culturais e mentais. Estas transformações se dão no longo prazo. Os governos planejam e fazem a gestão do curto prazo. A maioria dos governos tem projetos, estratégias e programas, mas eles não têm políticas educativas. A política educacional deve ter um horizonte cultural e estratégico de longo prazo, você pode atuar no curto prazo, mas conectado com o caminho do longo prazo.

Políticas pùblicas democráticas- Nem tudo que é governamental é público. Nem tudo que é público é democrático. As Políticas públicas são feitas e implementadas pelo governo mas tem a ver sobretudo com o Estado no senso da filosofia política. O Estado é além governo e tem a ver também com a sociedade e com os projetos políticos e culturais das nações. Existem mais projetos e programas governamentais do que políticas públicas. Precisamos de políticas publicas democráticas, feitas com participação cidadã na construção na aplicação e no controle cidadão. A participação cidadã legitima as políticas educacionais.

As políticas educacionais e o direito a educação.- A finalidade das políticas educacionais deve de ser o reconhecimento e a garantia do direito a educação para todas e para todas. A educação é um direito humano fundamental porque de ela depende a realização do projeto de vida individual de cada pessoa, mais também a realização dos projetos coletivos sociais e culturais. O direito a educação não tem só a ver com a entrada na escola, com as vagas. O direito a educação é um direito completo, ele tem a ver com a gratuidade, com a pertinência e a inclusão e tem também relação com a qualidade. Os governantes, os secretários de educação e os funcionários públicos só concebem frequentemente a gestão do serviço educativo, mas eles não pensam no reconhecimento e a garantia do direito a educação.

Políticas educacionais e cidade. - O que chamamos educação é em realidade escolarização então temos políticas educacionais para o sistema escolar, mas não para a educação a cidade. As secretarias de educação pensam quase exclusivamente no sistema escolar,a rede municipal de ensino, mas não da para pensar a educação na cidade toda, porque a cidade, no senso da proposta da cidade educadora é um sistema global de educação e aprendizagem. Então, precisamos também de pensar nas políticas educacionais para as cidades.

O papel estratégico das Secretarias de educação. - As secretarias de educação tem a responsabilidade da construção, seguimento e avaliação participativa e democrática das políticas educativas. Elas não têm só a ver com a gestão do serviço educativo, mas com a garantia do direito a educação. Elas deveriam de pensar também a educação na cidade e não só o sistema escolar, a rede de ensino. As secretarias de educação precisam de ter mais forca, mais presença e mais influência nos governos municipais e nas políticas sociais e portanto maior orçamento porque sua responsabilidade é as políticas educacionais e estas tem a ver com o projeto social cultural e político da sociedade que nos queremos ter, que nos queremos construir.
Ramón Moncada

Nenhum comentário: