domingo, 6 de julho de 2008

"Herói não é só o que vence!"



Herói não é só o que vence, mas também quem faz as coisas certas e agüenta as conseqüências quando perde!


Ninguém é herói vinte e quatro horas por dia.

Na verdade, não existem heróis no rigor da palavra. Há, sim, atos de heroísmo.

Se os atos de heroísmo forem em maior número que os de não-heroísmo, nós dizemos que a pessoa é um herói.E o que é um ato de heroísmo? Quem perde pode ser considerado herói?

Atos de heroísmo são aqueles que nos fascinam pela demonstração de bravura, determinação, disciplina, constância ao objetivo etc., todos vistos como exemplos a serem imitados. Mas nem todos que ostentam essas qualidades são considerados heróis, vencedores. Mas venceram sim, desde que tenham feito as coisas que eles julguem que foram certas.Quem logra bons resultados é vencedor, herói, mas devemos considerar que há muitos fatores imponderáveis, aleatórios que podem impedir a vitória, mas o que eles fizeram é o que deveria ter sido feito.

E isso não é vitória? É, sim, e é deste modo que deve ser encarado por quem “perdeu”, ainda que os outros não proclamem deste modo.A “batalha das Termópilas” não ficou na história pelo rei dos persas, Xerxes, mas por Leônidas, que comandava os trezentos espartanos que foram dizimados. Leônidas é conhecido, herói, porque fez a coisa certa. Perdeu. Foi traído por Elfialtes, um pastor que ensinou aos persas um caminho montanhoso secreto que levou as forças inimigas para a retaguarda dos espartanos.
Profº Luiz Machado

E, você?Não terá sido herói em suas perdas?
Nada de desgosto nem de desânimo; se acabas de fracassar, recomeça.
Marco Aurélio

Nenhum comentário: