sábado, 19 de julho de 2008

Ensinar para aprender!


Não tente ser o Sol. Seja você mesmo. Apenas, aqueça com o brilho dos seus olhos e com o calor do seu sorriso, o coração de quem você ama!!" Bidu Mendes


Há pessoas que buscam incansávelmente o crescimento, o aperfeiçoamento profissional através de cursos, pós-graduações, especialidades, com o objetivo de melhorar o currículo, ganhar promoções no trabalho, alcançar maior prestígio e consideração de chefes, subalternos e da sociedade. Têm ânsia de aprender. Isso é positivo, porque quem se acomoda não vai para frente, perde a utilidade. Mas aprender apenas com objetivos materialistas não produz os efeitos desejados. Porque só cresce de verdade quem transmite os seus conhecimentos para outra pessoa, quem tem o desejo sincero de formar alguém melhor do que si mesmo, sem medo de perder posições, da concorrência.
Ao formar alguém, vamos sendo formados e esse é o caminho mais seguro para o crescimento. O homem nasce com a missão de evoluir espiritualmente e, quanto mais conhecimento adquirir, melhores condições terá de cumprir sua missão.

Ensinar é o melhor meio de aprender. Por isso, omitir informações com medo de ser superado é um grande equívoco, além de egoísmo e falta de confiança na sua própria capacidade de evolução. Quem pensa assim, pode até ser considerado uma pessoa inteligente, mas jamais terá sabedoria, que é fruto da união da mente com o coração.

A pessoa inteligente só detecta o que é visível, o sábio enxerga a alma, pois consegue perceber o que não é material, como é o caso do sentimetno e do pensamento.
Pos isso, se alguém quer crescer precisa se esforçar para formar alguém que seja muito melhor do que si mesmo, dar vida a outra pessoa para, assim, conquistar a oportunidade de ganhar uma nova missão e continuar evoluindo. Só que a formação do ser humano não é algo fácil. Não acontece do dia para a noite. é preciso abrir o coração, alimentar o relacionamento com amor, ser mais (e mais) tolerante, controlar a ira e a "vontade de esganar a outra pessoa, abrindo sua cabeça para fazê-la entender". A paciência é um dos termômetros do amor.

Se quisermos medir a quantidade de amor altruísta que possuímos é muito simples: basta refletir sobre o nosso grau de tolerância. Orientar uma vez, falar a segunda, repetir a terceira,a quarta, a quinta vez e não se cansar até a pessoa assimilar completamente, praticando o que aprendeu. Para formar um homem que seja útil a Deus e à humanidade é preciso gastar muita saliva, utilizar o corpo, a mente e o coração, amá-lo como a um filho.

Quanto mais amor consegue doar, mais se fortalece e caminha para o sucesso.
Algumas pessoas sempre dão a desculpa de que não têm tempo para se dedicar à formação de outra. O tempo é o homem quem faz, planeja, administra. Há homens que conseguem realizar grandes obras em 24 horas, outros afirmam veementemente que estão ocupadíssimos, mas não fazem nada de concreto. Os primeiros dão vida ao tempo. Os segundos se perdem em desculpas, querem os méritos de serem reconhecidos como "vítimas da realidade estressante".
Quem tem sinceridade e fidelidade ultrapassa qualquer barreira, por maior que seja. Cultiva o pensamento forte e constantemente positivo.

Acredita que é o único responsável pelo seu destino e que só depende dele a força para alcançar a felicidade. Pessoas assim são líderes, os únicos com real capacidade de mudar o mundo. E além de tudo são sábias porque reconhecem que resta pouco tempo para semear o futuro e estão se esforçando para fazer o máximo, tornando-se elementos úteis nesta nova era que se aproxima.

Profº Dr Gilberto Teixeira USP

Nenhum comentário: