quinta-feira, 17 de julho de 2008

E o seu projeto de vida?


A maior de suas responsabilidades é construir sua própria vida.

Medite um pouco, agora, sobre como você reage ao saber que sua sorte depende de você!
(_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ pausa para você avaliar sua reação _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ )
Para construir é aconselhável ter um projeto, no caso, o projeto de vida, que é o plano geral para a arquitetura de sua vida, sem dúvida, a maior das obras que você pode realizar.
Sempre se disse que a finalidade de planejar é diminuir o grau de incerteza. Não é bem assim! As incertezas existem sempre e não depende de nós diminuir-lhes o grau ou eliminá-las, mas, podemos sim, planejar contando com elas e o plano, no caso, o projeto de vida, ajuda a tomar decisões e fazer escolhas nos momentos de incerteza. São nesses momentos que surgem as decisões mais importantes, fruto de intuições, insights, feelings, análise, comparações, ponderação, avaliações.
A pessoa precisa saber o que quer fazer de sua vida, como vai construí-la.

Se a pessoa ainda não traçou seu projeto de vida, é hora de tomar esta decisão e sair da indiferença (deixa a vida me levar...).

Costuma-se dizer que para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve. O projeto, o plano mostra o caminho, mas, como disse o poeta, "o caminho se faz ao andar".
Poder é saber querer. Para saber querer é preciso ajudar as circunstâncias da vida com um roteiro - o projeto de vida - de como chegar lá no topo que é onde você vai querer estar.
O projeto de vida surge muitas vezes de um desejo, passa a ser uma vontade que gera uma resolução, que será transformada em resultado por determinação, perseverança e constância.
A determinação refere-se à firmeza com que a pessoa executa o que resolveu, com o que decidiu.
O professor Luiz Machado sinaliza que a perseverança é a qualidade daquele que batalha para conseguir o que saiba querer. Existe também a tenacidade, que é a perseverança com uma dose de luta para vencer obstáculos e, neste caso, confunde-se com a constância.
A constância é a qualidade de não ceder aos contratempos nem às dificuldades que se vão apresentando, de resistir aos tropeços com ânimo forte. Evidentemente, a determinação, a perseverança, a tenacidade pressupõem disciplina. É por tudo isso que se diz: o segredo do sucesso é a constância ao objetivo, ao projeto, ao plano que foi traçado para ser transformado em resultados.
Profº Luiz Machado

Nenhum comentário: