quarta-feira, 16 de abril de 2008

Mente à massa, mãos à massa!!!

"O papel das questões na construção do conhecimento!"


Falar em (re)construção de conhecimento científico por nossos alunos e falar em mudança metodológica em nosso ensino, isto é, na passagem de uma experimentação espontânea a uma experimentação científica, remete-nos a uma referência de Bachelard(1938):" Todo conhecimento é a resposta a uma questão".


Devemos lembrar sempre que, para ocorrer o desenvolvimento cognitivo é preciso que a criança atue sobre o meio ambiente.


Cassiano Zeferino(2008)ratifica que o desenvolvimento das estruturas cognitivas é assegurado somente quando a criança assimila e acomoda os estímulos do ambiente.


Mediante isto, é notório que só irá acontecer quando os estímulos da criança entram em contato com o meio ambiente. A medida que a criança interaja com o meio, movimentando-se no espaço,manipulando objetos, observando o meio exterior através dos sentidos, ou pensando, ela está obtendo dados para serem assimilados e acomodados.


Na perspectiva construtivista, não se espera que unicamente, por meio do trabalho prático, o aluno descubra novos conhecimentos.A principal função das experiências concretas é,com a ajuda do professor e a partir das hipóteses e conhecimentos anteriores,ampliar o conhecimento do aluno sobre fenômenos naturais e fazer com que ele se relacione com sua maneira de ver o mundo.


Uma atividade para desenvolver conhecimento científico e ampliação do domínio da linguagem(ação e pensamento), parte da proposição de um problema pelo professor.O problema é a mola propulsora das variadas ações do aluno:ele motiva, desafia,desperta o interesse e gera discussão.Resolver um problema intrigante é motivo de alegria, pois promove a autoconfiança e a auto-estima necessárias para que o aluno conte o que fez e tente dar explicações.


Uma perspectivas concreta para que os alunos venham a construir conhecimentos é criar, em sala de aula,um ambiente intelectualmente ativo que os envolva, organizando grupos cooperativos e facilitando o intercâmbio entre eles.


Desta forma cabe ao professor, apenas sistematizar os conheciementos gerados, não no sentido de "dar a resposta final", mas de assumir o papel crítico da comunidade científica.


Gil-Pérez(1991) afirma que quando os alunos apresentam soluções incorretas, o professor deve apenas arguentar com novas idéias e contra-exemplos.

Um comentário:

Dianni Salla disse...

Oi, Hed! Tá lindo seu blog!
Uma beijoca!
Di