domingo, 23 de março de 2008

Desafios da Educação Infantil


A educação das crianças de zero a 6 anos em estabelecimentos específicos de educação infantil vem crescendo no mundo inteiro e de forma bastante acelerada, seja em decorrência da família de contar com uma instituição que se encarregue do cuidado e da educação de seus filhos pequenos, principalmente quando os pais trabalham fora de casa,seja pelos argumentos advindos das ciências que investigam o processo de desenvolvimento da criança.


Se a inteligência se forma a partir do nascimento e se há "janelas de oportunidade" na infância quando um determinado estímulo ou experiência sobre a inteligência do que em qualquer outra época da vida, descuidar desse período significa desperdiçar um imenso potencial humano.


Atuar como professor com alunos da Educação Infantil é um desafio cada vez mais instigante.Crianças na faixa etária de 0 a 6 anos representam um mundo de possibilidades.Elas estão prontas para desabrochar para a vida e a espera de um ambiente sócio-educativo que dê condições para que este processo de desenvolvimento e criatividade aflore.


Considerando que esses fatores continaum presentes, e até mais agudos nesses anos recentes, é de supor que a educação infantil continuará conquistando espaço no cenário brasileiro como uma necessidade social.


Se debruçarmos sobre a história da Educação Infantil no Brasil, veremos que durante décadas a mesma foi tratada com desprezo e desatenção. Achava-se que cuidar de crianças se limitava a abrigá-las, vestí-las e alimentá-las. Felizmente hoje temos uma nova concepção do que seja cuidar e educar crianças nessa faixa etária.


Para darmos continuidade a este novo cenário é bom refletir um pouco mais sobre a responsabilidade e o desafio apaixonante que é ser educador, mediador do processo de desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos de idade.


Por que é nessa idade, precisamente, que os estímulos educativos têm maior poder de influência sobre a formação da personalidade e desenvolvimento da criança.


A Educação Infantil inaugura a vida do indivìduo.


" A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica.Ela estabelece as bases da personalidade humana, da inteligência, da vida emocional, da socialização.As primeiras experiências da vida são as que marcam mais profundamente a pessoa.Quando positivas, tendem a reforçar, ao longo da vida, as atitudes de autoconfiança, de cooperação, solidariedade e responsabilidade."




4 comentários:

raquelboneli disse...

Hed, muito boa essa postagem sobre Educação infantil.
Fiquei apaixonada sobre a matéria!!!
Que DEUS abençoe infinitamente sua vida e que continue capacitando ainda mais sua vida profissional.
EU AINDA VOU OUVIR FALAR MUITO DE VOCê ....
E quero estar na primeira fila pra te aplaudir, pois tenho muito orgulho de ter uma colega de trabalho como vc.
um bjo grande
Raquelluciano e raquel

lulica disse...

eu profesora , não te conheço pessoalmente, mas ouço falar muito bem sobre vc, da sua competência , dedicação e carisma . pude comprovar através de seus artigos.
vC É DEZ

cododuo disse...

Ei minha "fessora", amei esse texto...Lembrei logo do meu portfolio, com certeza ele estará lá...kkkk.beijinhos!!!!

movimento do chega disse...

Gostei muito do Blog com certeza vai fazer parte dos meus preferidos ." SE não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão ,não morre um educador que semeia a vida e escreve na alma". Piaget