Não obstante, brincar é indispensável à saúde física, emocional, espiritual e intelectual da criança. Brincar é uma arte, um dom natural que, quando bem cultivado, irá contribuir, no futuro, ára a eficiência e equilíbrio da vida adulta.
Percebemos que é no brincar, que o indivíduo criança ou adulto, torna-se criativo e utiliza sua personalidade integral, e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o seu "eu".
A brincadeira estimula a inteligência, porque faz com que o indivíduo solte sua imaginação e desenvolva a criatividade possibilitando o exercício de concentração, de atenção e de engajamento.
O lúdico na verdade, é um convite á brincadeira, proporcionando assim,desafios e motivação.
Na concepção de Rubem Alves, "brinquedo ,para ser brinquedo, tem de ser um desafio.Há brinquedos que são desafios ao seucorpo, à sua força, à sua habilidade, à sua paciência.E há brinquedos que são desafios à sua inteligência."
Na amplitude dessa dimensão, nota-se que a inteligência gosta de brincar.
Brinquedo é o tônico para a inteligência.
Bueno(1981) ratifica que o lúdico por meio do brinquedo e do jogo pode, além de educativo e recreativo, ser utilizado em tratamento psicoterápico, com crianças com problemas emocionais, causados por fatores variados, ou que apresentam distúrbios de comportamento, baixo rendimento escolar ou dificuldade de aprendizagem.
Enfim, é importante saber e tomar posse desse desafio, que através do lúdico, do interativo e da brincadeira, podemos levar para a sociedade os conhecimentos gerados nas universidades e nos centros científicos de estudo e de pesquisa, por meio da tranposição didática.Um exemplo disso sãoas oficinas de robóticas, com enfoque na pedagiogia de projetos, no desenvolvimento de atividades de pesquisa
, experimentação, análise e discussão em grupo proporcionando assim a possibilidade de vivenciar, na prática, o que se aprende.
Enfim, percebemos que o lúdico e suas ações educativas se fazem necessários em qualquer ambiente onde existam indivíduos em situação de aprendizagem, e isso nos remete a concluir que todos os indivíduos estão aptos para o processo de aprendizagem seja ele forma ou não.E se for através de possibidades lúdicas, melhor ainda!
Diante da atual realidade em que si encontra a sociedade...
"a educação é a mola mestra para enfrentar os desafios que si articulam dentro dela e em todos os seus segmentos, desafios esses gerados pela globalização."
A educação é pois, a viga propulsora para a transformação contra as circunstâncias de miséria, tanto no intelectual quanto econômica, política e sócio-educativodo povo.
Considera-se que a esfera lúdica, num plano emocional, é revitalizadora, tanto quanto mediadora da aprendizagem, que por sua vez possibilita a criatividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário