quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

A inovação é uma atitude. É a capacidade de imaginar o que não existe; de adaptar a novidade, de questionar a rotina, de escrutinar os hábitos".


Na origem da palavra inovação encontramos o latim in, aqui com o sentido de intensidade para seu sentido fundamental de “movimento para dentro” e a acepção de tendência, mudança de estado e o adjetivo novus, “novo”. Assim, inovar é ir em busca do novo e é graças a essa tendência que o processo criativo se realiza conforme múltiplas invenções que surgem em todos os domínios em que se desenvolve a atividade humana.

Inovar é aproximar o futuro, fazendo com que se participe continuamente neste processo. Nesse sentido é uma atitude proativa."A Inovação pode ser entendida, de uma forma simples, como aplicação da criatividade.No passado, essencialmente e até aos primórdios do séc. XX, o motor da inovação era a tecnologia; hoje são os mercados. Assim, baseado na definição de Bruno Libert"a inovação é um processo interativo e tumultuoso... que liga uma rede mundial de fontes de saber às necessidades subtilmente imprevisíveis dos clientes".

INOVAR é EVOLUIR. Evoluir a forma de pensar!

Evoluir a cultura acadêmica resistente à interação com a indústria e os serviços, assim como elevar os níveis de educação formal da população ativa.É necessário inovar tudo! Revolução constante.
Em parceria, claro! Ligar os centros de saber é hoje condição necessária para a inovação bem sucedida. Poucas são as instituições que concentram em si um conjunto de competências suficientes para inovar em todos os campos, sem correr o risco da repetição.

Inovação; pensamento ou ação?Se bem que o próprio conceito de inovação tenha sofrido mutações que acompanham a própria evolução da humanidade, permanecem a ele associados conceitos como criatividade e invenção. A inovação continua a ser resultado da interatividade entre estes dois conceitos. Inovar é assim, e sem margem para dúvidas, um misto de pensamento e ação.

Professor Luiz Machado ratifica que nós temos de distinguir entre a inovação radical, que busca uma ruptura, seja num produto, serviço ou processo, e a melhoria contínua, que propõe o aperfeiçoamento do que já existe, dando à inovação o sentido de “agregar algo de novo em”.

A criatividade existe no universo das idéias, onde os elementos são cognitivos (relativos ao pensamento). Já a inovação, por seu lado, existe no mundo da técnica, onde os processos são eminentemente tecnológicos.

Parafraseando Peter Drucker...o planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho.A inovação sempre significa um risco

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