quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Filosofia e Sociologia no ensino médio!

Em minha busca de respostas para a pergunta
da vida, senti-me exatamente como um homem
perdido em uma floresta. ( Leon Tolstoi )


Qual a importância da Filosofia/Sociologia para os estudantes do Ensino Médio?


Selma Assis mestranda em filosofia menciona que a educação sempre foi e por muito tempo será objeto de preocupação das pessoas e, principalmente, dos órgãos educacionais. O ensino médio envolve a fase de intermediação do futuro profissional. Mas, os estudantes sequer têm a consciência de qual opção seria a certa. São feitos vestibulares para Medicina, Economia e Pedagogia, porém, os candidatos não têm – na maioria das vezes – sequer a compreensão sobre aquele curso escolhido. Ora, nossas buscas são mais eficazes quando sabemos o que procuramos, portanto, a educação deve, também, instrumentalizar o ser humano, buscando auxiliá-lo quanto à sua capacidade de agir e interagir no mundo e, ao mesmo tempo, compreender a ação exercida. A disciplina filosofia trata também de temas como a cidadania, política, ideologia, ética, liberdade, responsabilidade, etc. Desta forma, a educação sem a Filosofia é praticamente inconcebível.

Na concepção de Karen Sasaki graduada em Sociologia há algumas gerações, a juventude estabeleceu um sério compromisso com a necessidade de ser livre o que, em alguma medida, se perdeu ao longo dos tempos. Não apenas com a liberdade exterior, como também a liberdade de ousar, de pensar, de refletir. Tendo consciência disso, nosso compromisso enquanto sociólogos e educadores é resgatar esse desejo nos jovens de voltarem a querer ser livres, para refletir profundamente sobre a vida, seu papel na sociedade e sobre suas relações enquanto indivíduos. Enfim, devemos formá-los enquanto seres conscientes de que seus interesses particulares devem ceder espaço aos interesses sociais.

No entanto, o que precisa ficar claro é que a Sociologia permite ao ser humano conscientizar-se de seu papel enquanto agente transformador da realidade e a filosofia é um pensar reflexivo, com o qual o ser humano aprende a saber, a partir da reflexão e do discernimento, que é o verdadeiro caminho para o conhecimento.

Nenhum comentário: