sexta-feira, 16 de maio de 2008

Cada criança traz algo inédito e singular que contribuirá para a edificação do mundo que a recebeu!


A infância é o período que vai desde o nascimento até aproximadamente o décimo-primeiro ano de vida de uma pessoa. É um período de grande desenvolvimento físico, marcado pelo gradual crescimento da altura e do peso da criança - especialmente nos primeiros três anos de vida e durante a puberdade. Mais do que isto, é um período onde o ser humano desenvolve-se psicologicamente, envolvendo graduais mudanças no comportamento da pessoa e na adquisição das bases de sua personalidade.
A primeira instituição que atravessa a criança é a família. Nesta instituição, a criança tem a possibilidade de estruturar-se como sujeito e desenvolver suas chances de sobrevivência e adaptação ao mundo. Sua estruturação depende do lugar de desejo que ela ocupa para cada um dos pais ou dos que ocupam as funções parentais. Na família, a criança tem a chance de viver os sofrimentos necessários à sua constituição enquanto sujeito desejante, submetida às questões das leis e normas familiares.

Os pais de uma criança possuem um papel fundamental no desenvolvimento psicológico da criança, além de serem os responsáveis pela sustentação dela. Uma das principais preocupações dos pais é ajudar a criança em desenvolvimento a crescer normalmente.
A criança não deve ser deixada ao seu próprio destino, deve-se acolhê-la, dar lugar à sua invenção singular. Isto introduz responsabilidades no mundo no qual elas serão recebidas. Se este lugar daquele que acolherá a criança estiver vazio, ela corre o risco de ter que se virar sozinha. Assim, os adultos, pais, educadores, parente e amigos, precisam estar próximos e disponíveis para a criança até que ela possa dispensá-los.

Nenhum comentário: