Como contruir uma sociedade de sujeitos leitores, não apenas de oralizar os sinais gráficos da escrita,mas de utilizar a leitura como fonte de conhecimento e prazer?
Na amplitude desta dimensão, é imprescindível comprender o caráter multidisciplinar da alfabetização, relacionando "alfabetização" e "letramento" em suas dimensões:histórica, cultural e metodológica.Desta forma, compreendemos que "ser alfabetizado hoje" significa partir da identificação das múltiplas linguagens presentes nos textos que permeiam nossas práticas sociais.
Na concepção freireana, o indivíduo, deve analisar a relação entre o "ato de ler" e o "ato de ensinar a ler", pontuando a importância da formação científica do professor/alfabetizador como mediador desse processo.
Letramento é o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever:o o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter se apropriado da escrita, portanto, é indiscutivel, alfabetizar sem letrar.
"Todo indivíduo é provido de certo conhecimento de mundo"
...Se observarmos bem, veremos que, ao colocarmos a pergunta ' o que é o homem?', queremos dizer: o que o homem pode se tornar?
Digamos, portanto,que o homem é um processo."
2 comentários:
oba!!!Vou pegar esse para meu portfólio!!!!kkkkk.......beijinhos
ANTES DE ACHAR JÁ TE CONHECIA , FALAM MUITO BEM DO SEU TALENTO, ESTE HOJE PUDE COMPROVAR. PARABENS
Postar um comentário