quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

O conhecimento: caracteristica fundamental da humanidade


É imprescindível compreender como acontece o conhecimento.

O conhecimento é a moeda mais forte nos dias de hoje.Compreeender esse processo é uma necessidade humana das mais relevantes, uma vez que, por meio dessa compreensão do conhecimento, a humanidade tem a possibilidade de avançar em seu processo de civilização.

Ressaltamos que, para essa compreensão se concretize, é necessário o questionamento constante sobre a natureza das forças cognitivas humanas, sobre o próprio conhecimento, e a forma pelo qual o ser humano se constrói o pensamento.

Não há o que caracterize mais a condição humana do que a capacidade de conhecer, de construir compreensão sobre os meios e os procedimentos necessários para a organização e a facilitação do ato de viver.

O conhecimento, produto da atividade consciente do pensamento, estabelece a natureza social do ser humano e o condiciona a sua história e a sua cultura.

Greuel(1994) afirma que usamos sempre o pensar, mas não o contemplamos.Ele é o nosso fiel instrumento na compreensão das coisas, porém sem ser jamais contemplado em si.

Uma gnosiologia que não se limite a ser teórica tem de exigir de si mesma essa atenção inusitada.Para compreendermos o pensar é preciso contemplá-lo.

O ser humano tem capacidade cognitiva, que é o seu núcleo de pensar, sentir e amar.

Por isso, e para que possamos pensar o tema do Conhecimento e , a partir dele, produzir uma reflexão que nos ofereça mais fundamentos para nossas práticas pedagógicas, é necessário, inicialmente, caminhar sobre a própria presença do ser humano na realidade e,dentro dela, o lugar do conhecimento em suas múltiplas dimensões.

Cabe enfatizar que o conhecimento e, nele, a Verdade, são construções históricas, sociais e culturais.

São resultantes do esforço de um grupo determinado de pessoas para construir referências que orientam o sentido da ação humana e o sentido da existência.


2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Professora eu adorei essa postagem. Me ajudou muito. Adorei também o seu blog, sempre que precisar eu virei aqui. Meu nome é Jaqueline e tenho 15 anos. Eu também tenho um blog, mais fala mais sobre amor e tal, dá uma olhadinha lá. HAHAHA.
Beijos :*
olha meu blog ai: www.ficaemoff.tumblr.com