quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

A aprendizagem e a Construção de Competências em Ensino A Distância - EAD


Melo(2008) afirma que entre o alcance dos objetivos propostos pelos cursos na modalidade de Educação a Distância ressaltam-se a inclusão social e a aprendizagem significativa.
Dependem portanto, em grande parte, do envolvimento ativo dos participantes e dos professores(mediadores, preceptores, tutores etc) - estes que precisam na concepção de Vygotsky, serem sujeitos"mais experientes" pra poder fazer sua inserção no ZDP(zona de desenvolvimento proximal) dos nossos educandos.
O perfil deste profissional que está inserido no EAD, deve ser de um mediador, alguém, engajado profissionalmente de corpo e alma,, atento e atualizado, comprometido, às necessidades do aluno e caminhar com ele, promovendo a interação através do diálogo.
Freire(1996) já dizia que o diálogo é a base de tudo!
Que não percamos nunca de vista que a nossa linguagem é o principal instrumento de mediação.
A linguagem é um requisito importante e indispensável, para que haja um processo de aprendizagem o qual permita ao educando saltar do ZPD(aquilo que ele ja consegue e sabe fazer só) para a zona de desenvolvimento potencial( o que poderá fazer com a mediação de seu preceptor).
" A aprendizagem significa muito mais do que a simples troca de informações e a capacidade de estabelecer relações- isto é apenas o primeiro degrau!
"Mais vale uma cabeça bem feita, do que uma cabeça cheia!!!
Edgar Morin

2 comentários:

Aline Nery disse...

icifioi estava procurando sites sobre educação e encontrei teu blog e adorei ver sua paixão e motivação pela educação...ainda mais em um periodo como este onde todos criticam mais ninguem faz nada para melhorá-la parabéns

cieli disse...

minha "fessora" preferida, mais uma vez você deu um show!!Este texto está d+++++!!!Parabéns...