sexta-feira, 13 de agosto de 2010

FOLCLORE BRASILEIRO - Sabedoria de um povo!!!

FOLCLORE - SIGNIFICADO

Gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.  É comemorado no dia 22 de agosto.

Brasil Folclore

Um dos objetivos da UNESCO é orientar as comunidades no sentido de bem administrar sua herança folclórica, sabendo que o progresso e as mudanças que ele provoca podem tanto enriquecer uma cultura como destruí-la para sempre.

HISTÓRIA DO FOLCLORE

O interesse pelo folclore nasceu entre o fim do século XVIII e o início do século XIX, quando estudiosos como os Irmãos Grimm e Herder iniciaram pesquisas sobre a poesia tradicional na Alemanha e "descobriu-se" a cultura popular como oposta à cultura erudita cultivada pelas elites e pelas instituições oficiais. Logo esse interesse se espalhou por outros países e se ampliou para o estudo de outras formas literárias, músicas, práticas religiosas e outros fatos chamados na época de "antiguidades populares".

Festas - Costumes

Depois de iniciar e frutificar na Europa, o estudo do folclore se estendeu ao Novo Mundo, chegando ao Brasil na segunda metade do século XIX através dos precursores Celso de Magalhães e Sílvio Romero.

O FOLCLORE COMO CIÊNCIA

Atualmente o folclorismo está bem estabelecido e é reconhecido como uma ciência, a ponto de tornar seu objeto, a cultura popular ou folclore, instrumento de educação nas escolas e um bem protegido genericamente pela UNESCO e especificamente por muitos países, que inseriram muitos de seus elementos constituintes em seus elencos de bens de patrimônio histórico e artístico a serem protegidos e fomentados.

Patrimônio histórico

Considera-se hoje o folclorismo um ramo das Ciências Sociais e Humanas e seu estudo deve ser feito de acordo com a metodologia própria dessas ciências.

Cursos Profissionalizantes online com Certificado

Ganhe dinheiro com seu Site ou Blog - Curso 24 horas

-

Um comentário:

Zeze Mendez disse...

Oi Hed, coloquei a explicação para baixar video do youtube no seu orkut (prof Hed)
Desativei meu orkut por uns tempos.
Fique com Deus.