segunda-feira, 15 de março de 2010

Tendências Pedagógicas!

Pedagogia Liberal  Tradicional

Preparação intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade. São conhecimento e valores sociais acumulados através dos tempos e repassados aos alunos como verdades absolutas. Exposição e demonstração verbel da matéria e / ou por meios de modelos. Autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno. A aprendizagem é receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade. Nas escolas que adotam filosofias humanistas clássicas ou científicas. Autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno.

Tendência  Liberal Renovada Progressista

A escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social. Os conteúdos são estabelecidos a partir das experiências vividas pelos alunos frente às situações problemas. Por meio de experiências, pesquisas e método de solução de problemas. O professor é auxiliador no desenvolvimento livre da criança. É baseada na motivação e na estimulação de problemas. Montessori Decroly -  O professor é auxiliador no desenvolvimento livre da criança.

Tendência Renovada não- diretiva( Escola Nova)

 Formação de atitudes. Baseia-se na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos. Método baseado na facilitação da aprendizagem. Educação centralizada no aluno e o professor é quem garantirá um relacionamento de respeito. Aprender é modificar as percepções da realidade. Carl Rogers, "Sumermerhill" escola de A. Neill.



Liberal  Tecnicista.

É modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. São informações ordenadas numa seqüência lógica e psicológica. Procedimentos e técnicas para a transmissão e recepção de informações. Relação objetiva onde o professor transmite informações e o aluno vai fixá-las. Aprendizagem baseada no desempenho. Leis 5.540/68  e 5.692/71.

Tendência Progressista Libertadora

 Não atua em escolas, porém visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social. Temas geradores. Grupos de discussão. A relação é de igual para igual, horizontalmente. Resolução da situação problema. Paulo Freire.

Tendência Progressista Libertária.

Transformação da personalidade num sentido libertário e autogestionário. As matérias são colocadas mas não exigidas. Vivência grupal na forma de auto-gestão. É não diretiva, o professor é orientador e os alunos livres. Aprendiagem informal, via grupo. C. Freinet


Tendência Progressista "crítico social dos conteúdos"

Difusão dos conteúdos. Conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade frente à realidade social. O método parte de uma relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado. Papel do aluno como participador e do professor como mediador entre o saber e o aluno. Baseadas nas estruturas cognitivas já estruturadas nos alunos. Makarenko

Um comentário:

Rafael Ferreira disse...

Olá, bom dia!

Estive ollhando seu blog e gostei muito do conteúdo,... Parabéns!
Até estudei algumas coisas das quais precisava para fazer um concurso.

Abraços!
Seja seguidora desse blog, que é da Escola onde trabalha e também do meu blog pessoal: rafael-myblog.blogspot.com