sábado, 21 de novembro de 2009

O que levar em consideração na escolha de uma profissão?

Um dos maiores dilemas da vida de um jovem é a escolha profissão, pois geralmente a escolha é feita ainda antes dos 18 anos e sob um conjunto de pressões contraditórias que desorientam bem mais que qualquer outra coisa. Sob o fogo cruzado dos interesses da família, das miragens financeiras e das projeções de status o jovem constrói quase sempre uma opção que trai sua vocação e seus desejos.

Quem opta por uma profissão guiado exclusivamente pela opinião dos pais corre o sério risco de viver uma vida frustrada, pois geralmente a opinião dos mesmos é fruto da frustração, estes pais muitas vezes desejam se realizar furtando o destino dos filhos.

Outro grande equívoco é guiar a escolha profissional mirando somente os cifrões. Nenhuma profissão por si só rende sucesso financeiro, pois esta realização é fruto de uma carreira construída a base de inspiração, transpiração e muita devoção. Pesquise a história de vida de pessoas que foram (ou são) sucesso, o elemento comum em todas as carreiras será a felicidade de poder fazer o que se ama.

Ainda tem muita gente que escolhe o curso superior guiado pelas profissões em alta no mercado. Este é um dos erros mais cruéis que um indivíduo pode cometer, pois sua escolha está fundamentada em uma miragem. O mundo contemporâneo é muito dinâmico e metamórfico. Se a realidade de mercado que se vê hoje pode não ser a mesma amanhã, imagine daqui a quatro anos.

Triste mesmo é a condição de quem faz a escolha profissional focando a relação candidato/vaga dos vestibulares, pois este entregou aos descaminhos da estatística a chave da cela onde ficará encarcerado por pelo menos 30 anos.

Infelizmente a recente história do Brasil revelou a ganância de alguns empresários que destinaram seus investimentos a instituições de Ensino buscando lucros rápidos em fábricas de diplomas. A proliferação de instituições de Ensino Superior lançou mais um desafio aos estudantes: Onde estudar?

A instituição de Ensino Superior além de provocar a construção de seu conhecimento ainda trará reconhecimento ou suspeições quando estampada em seu currículo. O empregador lançará seus conceitos e (pré)conceitos sobre a avaliação que fez sobre você e quem o formou.

Busque informações junto ao MEC, junto ao PROCON e principalmente junto aos estudantes que estão matriculados na instituição que deseja estudar. Como nos lembra o professor Wagner Horta: "Não estude em escola ruim. A vítima vai ser você”.

Chame a responsabilidade para você e faça a sua escolha guiado exclusivamente por seu desejo. De maneira geral passamos cerca de 1/3 de nossa vida no ambiente de trabalho, este dado por si só explica a risco que você corre ao trair sua vocação.

Destaco também que nenhuma escolha é necessariamente definitiva. Ao perceber que o caminho escolhido não é necessariamente o que você imaginou tenha coragem de (re)orientar sua rota, buscar na bússola de seu coração o caminho que o levará ao encontro da satisfação.

Em minha vida profissional já fui limpador de piscina, vendedor de picolé, vendedor de livraria, office boy, professor, radialista, poeta, palestrante e humorista. Se me perguntam o que sou hoje simplesmente respondo: Sou um pouco de tudo isso e do muito que há por vir.

Escolha antes de tudo ser feliz. Este é o pré-requisito do sucesso.

Fabio Flores

Nenhum comentário: