sábado, 5 de setembro de 2009

O professor precisa acompanhar a evolução dos tempos!


“A VOLTA DO PROFESSOR TEIXEIRA”

Em pleno século XX o Sr. Teixeira, um grande professor brasileiro do século XVIII, voltou ao Brasil e, chegando à sua cidade, ficou abismado com o que viu:



  • as casa eram altíssimas e cheias de janelas,


  • as ruas eram pretas e passavam umas sobre as outras, com uma infinidade de máquinas andando em velocidade,


  • o povo falava muitas palavras que o professor Teixeira não conhecia (poluição, telefone, avião, rádio, metrô, cinema, televisão...).


  • As roupas deixavam o Professor ruborizado.


  • Tudo havia mudado! Muito surpreso e preocupado ele visitou a cidade inteira e, cada vez mais compreendia menos o que estava acontecendo.

    Resolveu então visitar uma Igreja, mas que susto levou, o padre rezava a missa, não em latim, mas em português e de costas para o altar, o órgão estava parado e um grupo de cabeludos tocava nas guitarras uma música estranha, ao invés do canto gregoriano.

    O desespero do Professor aumentava...

    Resolveu ainda visitar algumas famílias. Mas... o que significava aquilo? Depois de jantar todos se reuniam durante muitas horas para “adorar” um aparelho que mostrava imagens e emitia sons. O Professor Teixeira ficou impressionado com tanta capacidade de concentração... Ninguém falava uma palavra diante do aparelho.
    Tudo havia mudado completamente e o Professor Teixeira desanimava cada vez mais, até que resolveu visitar uma escola. Foi uma idéia sensacional porque quando lá chegou, achou o que procurava - tudo continuava da mesma forma como ele havia deixado - as carteiras uma atrás da outra, o professor falando, falando, falando... e os alunos escutando, escutando, escutando...





Um comentário:

Anônimo disse...

Eu diria que houve mudanças na escola sim, o professor fala, fala, fala... e os alunos escutam música no celular, enviam mensagens de texto, conversam entre si, fazem mil coisas, menos ouvir o professor.

Lógico que precisamos mudar e rápido, já estamos mais que atrasados nesse aspecto. Re(encantar) a Educação, para usar o seu tema. Re-acender o brilho nos olhos curiosos e o desejo de conhecer coisas novas, criar, produzir...

abraços,