quarta-feira, 11 de junho de 2008

Criatividade é a ferramenta mais adequada para lançarmos novas soluções,novos arranjos de idéias!Habilidade pra pensar diferente!



Por que Criatividade é tão importante? Será que todos nós somos criativos? É algo que vem de berço ou se aprende? Pode ser cultivada, incentivada? Dá para ser Criativo em uma Empresa não Criativa? O que é afinal Criatividade?
São muitas perguntas, grande parte delas com várias respostas possíveis, e nenhuma resposta pode ser considerada a "melhor". Criatividade é o típico conceito que resiste a definições e durante muito tempo temos visto aparecer diversos livros e manuais tentando apresentar visões pessoais (e algumas vezes idiosincráticas) sobre o assunto. Portanto, Criatividade pode ser encarada de uma maneira bastante diferente das tradicionais e que essa forma é mais fundamentada do que muitas outras alternativas.
Criatividade de Vários Pontos de Vista:
Quando a coisa é difícil de definir ou entender, um exercício interessante é observá-la sob diversos ângulos. Todos tentam iluminar a questão "O que é Criatividade?"
Sob o ponto de vista humano Criatividade é a obtenção de novos arranjos de idéias e conceitos já existentes formando novas táticas ou estruturas que resolvam um problema de forma incomum, ou obtenham resultados de valor para um indivíduo ou uma sociedade. Criatividade pode também fazer aparecer resultados de valor estético ou perceptual que tenham como característica principal uma distinção forte em relação às "idéias convencionais".
Sob o ponto de vista cognitivo Criatividade é o nome dado a um grupo de processos que procura variações em um espaço de conceitos de forma a obter novas e inéditas formas de agrupamento, em geral selecionadas por valor (ou seja, possuem valor superior às estruturas já disponíveis, quando consideradas separadamente). Podem também ter valor similar às coisas que já se dispunha antes mas representam áreas inexploradas do espaço conceitual (nunca usadas antes).
Sob o ponto de vista neurocientífico é o conjunto de atividades exercidas pelo cérebro na busca de padrões que provoquem a identificação perceptual de novos objetos que, mesmo usando "pedaços" de estruturas perceptuais antigas, apresentem uma peculiar ressonância, caracterizadora do "novo valioso", digno de atenção.
Sob o ponto de vista computacional é o conjunto de processos cujo objetivo principal é obter novas formas de arranjo de estruturas conceituais e informacionais de maneira a reduzir (em tamanho) a representação de novas informações, através da formação de blocos coerentes e previamente inexistentes.

"A criatividade é o poder de conectar o aparentemente desconectado"

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muito bem! Parabéns pelo texto!

Na verdade fomos criados com essa característica. E senão bastasse, Deus, o nosso criador, é o maior exemplo de criatividade!
Pr. Benedito