quinta-feira, 14 de agosto de 2008

A valorização do Magistério


O sucesso é um professor perverso. Ele seduz as pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais vão cair.Bill Gates

A valorização do magistério e da área de educação em geral ocorrerá quando for entendido o papel do NOVO PROFESSOR, especialmente, pelo próprio professor. "Papel", neste caso, é o desempenho que a sociedade espera.
A única coisa permanente é a mudança. A sociedade é baseada na troca de produtos e serviços. As profissões, os produtos, os serviços existem porque há necessidades a preencher. A lei da sociedade é implacável: quem não se adaptar às necessidades será expulso do mundo das trocas, com a conseqüente desvalorização.
Outrora, acreditava-se que o professor "transmitia conhecimentos", principalmente os que ele conseguia de seus mestres e dos livros. Os meios de comunicação vieram trazer a chamada revolução do conhecimento: as informações chegam a/pessoas, professores/alunos, médicos/pacientes ao mesmo tempo. Todavia, há muita confusão, chegando-se a dizer que “se uma pessoa não está confusa é porque está mal informada”.
Saber o nome de uma coisa não significa saber tudo sobre essa coisa. Muitas vezes, um termo técnico é mais do que uma palavra ou expressão, ele representa um conceito, isto é, uma idéia, uma noção a que se chegou pela análise, pelo estudo, pela pesquisa, pela experiência.
Ao coordenador de equipe ficou reservado o papel principal de criar as condições para que os alunos desenvolvam suas capacidades como elemento de auto-realização: o papel de ensinar a aprender.
Em nossos dias, os coordenadores de equipe precisam criar as condições para que os alunos:* aprendam a aprender, isto é, aprendam a conhecer, a lidar com o mundo como informação; enfim, aprendam a conhecer;* aprendam a aprender rápido;* aprendam a gostar de aprender;* aprendam a desenvolver a inteligência e a criatividade; * aprendam como fazer (teoria), aprendam a fazer (prática) e façam (autonomia para fazer);* aprendam o valor de troca (valor econômico) do que aprendem;* aprendam a viver juntos (inteligência social, inteligência interpessoal, muitas vezes confundida com "inteligência emocional").
Artigo extraído dos livros do Professor Luiz Machado, Ph.D.Cientista Fundador da Cidade do CérebroMentor da Emotologia
Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.

Um comentário:

Marcos Sobral disse...

Fico lisonjeado que tenha gostado do meu Blog e deste Post em particular, vindo de uma professora é uma honra !
Também tem um blog muito bom, embora saibamos o quão difícil é o trabalho de professor hoje em dia, infelizmente muito desvalorizado, mesmo sendo um dos mais importantes da nossa sociedade !
Muito boa sorte tanto com o Blog como na sua profissão de louvar !