Bullyng vem da palavra bully, que significa 'valentão'.
São abusos físicos e psicológicos de um agressor contra sua vítima. "Até a década de 70, não era interpretado como violência, mas sim algo que fazia parte das relações sociais e do amadurecimento das crianças, ou até como brincadeira", explica Cleo Fante, pesquisadora sobre o assunto. Esse ato envolve apelidos, boatos, ameaças, críticas, isolamento e agressão física.
quarta-feira, 20 de julho de 2011
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Projeto estimula debate e conscientização na Escola Hilda Miranda
“Quem agride, quer que o seu alvo se sinta infeliz como na verdade ele é. É provável que o agressor também tenha sido humilhado um dia, descarregando no mais frágil a sua própria frustração e impotência”.
(Maluh Duprat)
Temas como bullying, educação no trânsito e homofobia viraram debate para os alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Hilda Miranda do Nascimento, localizada na Serra. Até o mês de dezembro, os jovens vão estudar e refletir acerca dos assuntos, para promover a conscientização no ambiente escolar e na comunidade.
Em 11 de agosto, no dia do Estudante, o debate vai envolver educação no trânsito. Os alunos vão às ruas com cartazes e faixas para conscientizar os condutores no trânsito sobre as consequências do consumo de bebidas alcoólicas e direção, alta velocidade, respeito à sinalização, uso do celular ao volante, entre outras.
Na semana passada, os alunos tiveram a oportunidade de assistir uma palestra sobre bullying, na Assembleia Legislativa, com a Doutora em Educação, Cléo Fantes, que tirou dúvidas a respeito do tema e destacou maneiras de detectar e prevenir essa prática de violência.
“Observo que as escolas abrem as portas para debater sobre assuntos mais polêmicos”, ressaltou a professora de Sociologia, Hedlamar Fernandes. “Com o último trabalho, os alunos tiveram uma melhor noção do que é realmente o bullying e suas consequências”.
.
Assinar:
Postagens (Atom)